Vamos inovar? O uso do marketing digital para vencer eleições

Novidades na palma das mãos, o mundo em apenas um clique em qualquer hora ou lugar. Não há como fugir da era virtual que vem se expandindo cada vez mais, ganhando espaço e conquistando novos públicos. Esse é o caso da propaganda eleitoral na internet que foi liberada no dia 6 de julho deste ano.

Que o mundo virtual vem ganhando cada vez mais espaço na atualidade não é novidade pra ninguém, assim não há quem queira ficar de fora dos benefícios que ela proporciona, nem mesmo os candidatos políticos que passaram a dar mais atenção ao marketing digital como forma de vencer as eleições.

Contudo, promover campanhas políticas pela internet não é 100% novidade. Esse modo de divulgação já foi utilizado anteriormente na campanha presidencial dos Estados Unidos de 2008. O uso do Youtube, Twitter e e-mail marketing como ferramentas chaves de propaganda, foram essenciais para a definição do resultado que levou à eleição de Barack Obama. No Brasil essa modalidade foi inaugurada nas eleições de 2010 que trouxe inovações para o meio.

A nova legislação (Lei 12. 034/09) passou a valer em 2010 visando delimitar tanto os direitos quanto os deveres que envolvem a internet durante o período eleitoral.

Navegando nesse mundo pode-se perceber com mais facilidade a queda das barreiras à expressão de ideias, reflexões e pensamentos. Estando dentro do direito da liberdade de expressão é possível agir, se manifestar ou somente observar e analisar o conteúdo postado por outras pessoas. Porém, a liberdade aqui entendida não pode bater de frente com o direito de terceiros ou com leis vigentes.

Nesse contexto, a nova legislação sofreu diversas alterações que delimitam as propagandas como, por exemplo, o que se refere às mensagens eletrônicas. Estas precisam ter um mecanismo que possibilite ao destinatário seu descadastramento, que deve ser providenciado pelo remetente em até 48 horas. Aos que enviarem mensagens após o fim do prazo previsto ficam sujeitos ao pagamento de multa no valor de 100 reais por mensagem. As alterações podem ser conferidas por completo, assim como as condutas ilícitas para a propaganda eleitoral, na página da justiça eleitoral.

Assim, a atualização na legislação possibilitou uma adequação quanto às mudanças no perfil da propaganda eleitoral e trouxe a oportunidade da utilização de uma nova ferramenta que se mostra extremamente eficaz. Os candidatos e partidos políticos passaram então, a ver com outros olhos o complexo e abrangente mundo virtual e poderão fazer uso de suas vertentes e benefícios como mais uma possibilidade de atuação em suas campanhas eleitorais.

Beatriz Costa

Diretoria de Recursos Humanos

Fontes:

Propaganda eleitoral na internet traz novidades

Nova legislação

Justiça eleitoral

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