Migração de mercados e o aumento de oportunidades para o relações-públicas

Nas últimas décadas, as grandes empresas situadas em São Paulo têm visto nas cidades do interior novas possiblidades de crescimento. Um estudo feito pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostra que cerca de 32,8 mil pessoas saíram da capital paulista para cidades menores na última década, no qual muitas delas acompanharam esta migração mercadológica.

Esse é um fato que ocorre cada vez com mais frequência, o que se torna muito interessante para os profissionais do mercado, especialmente para o relações-públicas, que se depara com a grande possiblidade de firmar carreira sem precisar se mudar para a capital.

Geralmente, os relações-públicas formados em faculdades do interior paulista precisam se mudar para as grandes cidades por falta de boas oportunidades que garantam o sucesso em suas carreiras. Com a mudança das empresas, a área de atuação destes profissionais se torna mais ampla e variada, fazendo com que a profissão se garanta em qualquer lugar.

Os polos industriais do interior, como Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, são compostos por cidades vizinhas que estão interligadas, acabando com as divisões que existiam no passado. A qualidade de vida, o trânsito ameno – comparado ao da capital – e a segurança são alguns fatores atrativos para que os indivíduos se mudem com as organizações.

Além disso, as prefeituras atraem e apoiam a instalação das empresas por meio de incentivos fiscais – como a isenção de IPTU – e doação de terrenos para sua infraestrutura. Alguns exemplos de destaque:

  • Coca-Cola – Ribeirão Preto
  • Euro Toys (industrialização e comercialização de brinquedos) – Presidente Prudente
  • GE Dako S/A (eletrodomésticos) – Campinas
  • Gerdau (especialista em aço) – Bauru
  • Indústria Lupo – Araraquara
  • Faber-Castell – São Carlos
  • Fábrica de pneus Goodyear – Americana
  • Montadora de carros Toyota – Sorocaba
  • Montadora de carros Hyundai (a primeira no Brasil) – Piracicaba
  • Sadia – Jundiaí

Com tantas empresas de grande reconhecimento optando por “renovar seus ares”, é cada vez mais garantida a expansão da atividade das relações públicas nas pequenas e grandes cidades do país.

Barbara Lima

Diretoria de Qualidade

Fontes

Carta Capital

Diário do Grande ABC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s