Agregue seu currículo: faça um intercâmbio!

O que se passa na cabeça de um universitário em relação ao seu planejamento para o futuro? Ele estudou muito para passar em uma boa universidade, passou. Quis aproveitar sua vida social, fazer amizades, conseguiu. E, enfim, começou a pensar em agregar o currículo, mas se viu perdido em inúmeras oportunidades que surgiram à sua frente:  teve a possibilidade de fazer aulas extras, projetos de extensão, iniciação científica, trabalho voluntário, estágio… muitas coisas. Porém,  não satisfeito, algo lhe atraiu bastante, o intercâmbio!

O intercâmbio, “estabelecimento de relações recíprocas de ordem cultural, comercial, social entre nações”, é com certeza uma grande experiência tanto profissional quanto pessoal, pois permite não só incrementar o currículo como também proporcionar uma vivência inesquecível.

É possível viajar a outro país para: aprender sua língua, seus costumes e sua cultura; realizar um curso ou um estágio; realizar trabalhos voluntários e sociais; entre muitos outros.

Se o universitário deseja uma viagem confortável, definitivamente não deve escolher fazer um intercâmbio. É exigido que ele esteja disposto a encarar novos desafios, seja corajoso e se adapte às diferenças de clima, cultura e idioma, sem contar a gastronomia, que é peculiar em cada canto do mundo. No início, é muito comum que a pessoa se sinta incomodada ou muitas vezes em choque devido ao contato com tantas diferenças. Mas depois que se acostuma, não há quem não diga que o intercâmbio é umas das melhores experiências que se pode adquirir ao longo da vida.

O intercâmbio proporciona estudo, experiências, contato interpessoal, intercultural, fazendo com que o universitário saia da sua zona de conforto e se torne mais maduro, responsável e flexível. Além de outros fatores, esses com certeza são pontos que serão levados em consideração no momento de uma seleção de emprego no futuro, por exemplo.

Quando muito desejado, o intercâmbio se torna um sonho que se for bem planejado e estruturado, se transformará em um conto de fadas que terminará em um final feliz:  satisfação pessoal e um currículo mais recheado para o mercado de trabalho!

Suelen Nina Kanashiro

Diretoria de Relações Comerciais

Fontes:

Universia

Dicionário Priberam

Imagem: Google

Anúncios

2 respostas em “Agregue seu currículo: faça um intercâmbio!

    • Que bom que você gostou do texto Christiane. O intercâmbio é realmente uma grande experiência, não só para o mercado de trabalho como para a vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s