Acabe com o pesadelo do discurso

Suadouro, palpitação, arrepios, falhas de memória. Tudo pode acontecer quando o nervosismo e a ansiedade ficam à frente do que foi planejado para um discurso. Para muitas pessoas, falar em público é um desafio frequente e, na maioria dos casos, independe do lugar. Sendo em uma palestra para muitos ouvintes ou apenas em uma reunião corriqueira no trabalho, o desespero é o mesmo.

O medo de discursar faz com que uma grande dose de adrenalina seja liberada por todo o corpo, por isso ocorrem as tremedeiras e os vários outros sintomas antes e durante uma apresentação. Essa sensação dificilmente vai embora, mas é possível amenizá-la e, muitas vezes torna-se possível até transformá-la em algo positivo.

Para aumentar a confiança e ter boa desenvoltura em um discurso é necessário conhecer bem o tema a ser exposto e planejar a apresentação conforme o público, utilizando didática, entonação e vocabulário específicos. Os gestos também não devem ser esquecidos. Deixar os braços cruzados, exagerar nos movimentos e não fazer um contato visual balanceado pode acabar gerando uma imagem negativa para o espectador.

Além do domínio e planejamento do discurso, o medo de falar em público pode ser minimizado com o auxílio de alguns exercícios relaxantes, como a respiração profunda e o pensamento em outros assuntos minutos antes da apresentação. Lembrar características positivas de sua forma de comunicar e imaginar o sucesso no fim do discurso também ajuda, e muito, a melhorar a autoconfiança do palestrante.

O falar em público é um meio de transmitir conhecimento. Faz bem ao emissor e a quem recebe a mensagem. É uma técnica e não um dom, por isso pode ser desenvolvida, e depois de todas as dicas, nada melhor que praticar!

 Letícia Baskerville

Diretoria de Relações Comerciais

FONTE:

Reinaldo Polito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s