Estou me formando, e agora?

Em um piscar de olhos passamos do Natal para o Dia dos Pais. Como pode o ano passar assim, tão rápido?! Ontem, o ano começou e agora, para muitos, já é o começo do segundo semestre letivo. Essa velocidade do tempo é percebida principalmente para aqueles que estão a um passo de se formar e entrar no mercado de trabalho. Muita coisa se passa pela cabeça, como: o que vou fazer agora? Em que área pretendo atuar? Devo fazer uma pós-graduação, mestrado, intercâmbio? E agora?

Aqueles que saíram de casa para estudar em outra cidade ainda têm questões a mais
para lidar, como a volta para a casa dos pais ou para alguma outra cidade. É um momento de grandes transformações, e isso normalmente também gera grande insegurança. Essa ansiedade é natural, afinal esse período da vida marca a saída de uma zona de conforto para a grande maioria das pessoas.

A vida estudantil nos acompanha desde a infância. Passamos pela adolescência dentro do colégio, fazemos amigos de longa data e, quando menos esperamos, essa fase se vai. Mas logo vem a vida universitária, que também tem suas peculiaridades: são nesses anos em que começamos a nos perguntar qual o nosso espaço na sociedade, no mundo, e o que podemos fazer através do nosso trabalho para melhorá-lo. É nesse período que também temos a oportunidade de conviver com as mais diferentes pessoas e aprender a gostar dessa diversidade, que faz de cada pessoa única e especial.

Construímos uma família, um início de carreira, remoldamos a nós mesmos. E aí, de repente, tudo está prestes a mudar de novo, como a vida tem que ser. Faz parte da vida social saber lidar com transformações e aprender a crescer com elas. Nós, futuros ou já profissionais de comunicação, temos a vantagem de uma vasta gama de opções de atuação no mercado, o que nos permite o desenvolvimento de habilidades em várias áreas e nos torna pessoas mais dinâmicas, abertas a novas ideias e dispostas a fazer a diferença.

Felizmente, o mercado para o comunicólogo, especificamente o relações públicas, está em expansão. Se antes éramos considerados apenas complemento das áreas de marketing e propaganda, hoje somos peças essenciais para a boa comunicação e gestão de pessoas nas organizações, agências, ONGs, entre muitos outros. Temos a possibilidade de direcionar nossa carreira para as mais variadas áreas, como assessoria de imprensa, planejamento, comunicação interna/organizacional, imagem institucional, e por aí vai… somos realmente essenciais ao bom funcionamento organizacional!

Essa fase de finalização da vida acadêmica deve ser aproveitada para definir metas, planos e propostas para a vida profissional e, por que não, pessoal também. Pense, reflita e escreva em um bloco de papel seus principais objetivos, aonde você quer chegar nos próximos anos, quais são os primeiros passos a dar para alcançá-los. E claro, pesquise muito! Leia sobre cursos, viagens, aprimoramentos para sua carreira… por que lá na frente, isso pode fazer toda a diferença.

É importante ter em mente que se algo não der certo logo na primeira tentativa, não significa que jamais acontecerá! Tente de novo, insista no seu objetivo e não tenha medo de encarar as barreiras que podem surgir ao logo do caminho. Não se preocupe em viver apenas o momento final, o sonho realizado, mas sim em aproveitar todas as experiências que o caminho que leva a ele pode te proporcionar. Assim, como os anos de faculdade foram muito mais surpreendentes do que a entrega do diploma no final, o caminho a ser percorrido até o encontro com o emprego tão sonhado também pode ser maravilhoso. Boa sorte!

Carolina Barbizan

Diretoria de Recursos Humanos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s