O jogo fora de quadra e o golpe certo de um RP

As Olimpíadas 2012 estão rolando em Londres e os atletas já não são mais a única fatia competidora do evento. Fora de quadra, a competição acontece de forma agressiva nas mídias sociais, as quais não medem investimentos e esforços para derrubar suas concorrentes. Além das mídias, o setor empresarial também resolveu entrar na competição para valer: empresas patrocinadoras e não patrocinadoras decidiram apostar nos jogos olímpicos para divulgar sua marca e lucrar com o evento.

A vontade de ganhar consumidores está estampada nessas empresas e também nas mídias que mais do que nunca, precisam trabalhar juntas e atingir o maior número de público visualizador delas. Mas como lidar com o público atual? O público pode exaltar ou devastar sua marca instantaneamente? Essa dúvida assusta as marcas, que acabam tendo que recorrer a profissionais da área de relações públicas, os quais precisam estar preparados para gerir a imagem dos contratantes também de forma instantânea e criativa nas mídias. O desafio agora é conquistar o consumidor de forma rápida e incluí-lo na divulgação de uma marca ou produto, seja no antigo “boca a boca” ou nos compartilhamentos e replicações das redes sociais.

Em sua coluna, Angélica Consiglio, diretora de uma das maiores empresas de comunicação empresarial no Brasil, a PLANIN, explica como está surgindo esse novo caminho para atingir o público e dá a noção básica do que é a Era da Colaboração (leia mais em: http://goo.gl/x7xnF), no qual ela apresenta essa nova relação marca-consumidor, em que o consumidor passa a ter voz ativa em todo o processo divulgacional. Também é destacada a ação de marcas como Coca-Cola, Nike, Panasonic e Visa durante as Olímpiadas esse mês, e que garantiram um ótimo retorno para tais empresas.

Na coluna, Angélica também menciona o caso da NBC, que fez uma ótima campanha pré-olímpiadas e investiu em grandes parcerias, mas pecou na contratação de profissionais para comandar o projeto durante os jogos. Ela optou por contratar apenas uma agência de marketing e esqueceu que profissionais, como os relações-públicas, são a melhor opção para os cuidados sobre a imagem institucional.

Além de cuidar da imagem, os RP’s também se destacam na hora de resolver crises, como o recente pedido de diminuição de postagens no Twitter por parte do público feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o qual alega que o excesso de postagens no site está atrapalhando as transmissões televisivas do evento. Obviamente, o Twitter acabou perdendo a força como um acessório de divulgação e precisará ser utilizado de forma criativa e eficiente pelas empresas.

Em apenas um mês de competições, fica evidenciado que a área de Comunicação é e será muito explorada em grandes acontecimentos como as Olímpiadas 2012, especialmente relações públicas, que se mostra mais adequada para trabalhar em situações que antes eram resolvidas por vários profissionais de diferentes áreas de atuação.

Os estudantes e profissionais de relações públicas precisam ficar atentos e se engajar na busca de mais conhecimento sobre esse novo perfil de consumidor e sobre essa Era da Colaboração, os quais estão se transformando cada vez mais rápido. É preciso saber as oportunidades que estão surgindo, principalmente no Brasil, como as Olímpiadas e a Copa do Mundo que demandarão uma boa quantidade de profissionais qualificados ou
até especializados nesse setor de mídias.

Para aqueles que ainda estão cursando a faculdade, direcionar seus estudos para esse mercado que não para de expandir pode ser o golpe certo para um futuro de sucesso.

Isabela Pinheiro

Diretoria de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s