MEDIA TRAINING

Você, com certeza, já ouviu falar sobre gestão de crise. Não é por menos. O gerenciamento de crise é uma área de atuação que ganha cada vez mais importância no universo das relações públicas, sendo hoje em dia, um polo de atração para muitos Rp’s no mercado.

Não é incomum empresas e organizações passarem por situações que afetam interesses públicos relacionados a elas, levando a uma repercussão negativa junto à opinião pública. Esses momentos são o objeto de estudo da gestão de crise.

 Como você imagina que são feitos os planejamentos para tais situações? Através de simulações, situações hipotéticas, “desafios surpresas”? Atualmente, as empresas e pessoas públicas estão investindo em um treinamento chamado media training. Este treinamento prepara seus porta-vozes para que atuem de forma precisa junto à imprensa e ao público externo, evitando a má atuação em momentos de crise.

 Esse é o principal foco para quem adere ao media training, pois recebe todo um preparo para se “aliar” à imprensa e esclarecer os fatos geradores de crise com clareza. Assim, transmite-se credibilidade e mantém-se a reputação do órgão público através de uma filtragem e seleção de mensagens relevantes para esse gerenciamento. Envolve, portanto, estratégias para cultivar uma política de bom relacionamento com a mídia, uma vez que o sensacionalismo e a manipulação de informação são muito frequentes nos momentos de crise.

 Existem outras situações que também envolvem a necessidade da comunicação precisa entre a instituição e o público externo. Para isso, o media training também oferece preparo para quem deseja se apresentar em palestras, entrega de prêmios, congressos, ou venda e apresentação de produtos terceirizados. Para estes interessados, o treinamento foca-se em diversas atividades, como o auxílio da postura em público, formas de condução de um público de grande número, táticas de entretenimento, expressão de linguagem não verbal, elaboração de respostas objetivas e treinos de dicção, sempre visando uma melhora do desempenho em público.

 Por tudo isso, o media training é hoje uma excelente alternativa para as organizações que desejam ter uma relação harmoniosa e dinâmica com a mídia e a opinião pública, especialmente, mas não exclusivamente, nos momentos de crise.

Julia Yamaguchi Ferreira

Diretoria de Relações Comerciais

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s