O Universo do Marketing Esportivo

A economia mundial busca sempre formas mais rentáveis para trabalhar, quer seja em novidades tecnológicas, investimentos ou como diferentes formas de gestão empresarial. Nesse contexto, podemos citar, como exemplo claro, a expressiva participação da indústria do entretenimento no âmbito econômico.

Uma das frentes mais fortes dessa indústria é o esporte, que movimenta bilhões por ano das mais diversas formas. No Brasil, isso não seria diferente.
Vivemos no país do futebol, que ainda por cima sediará em breve os dois maiores eventos esportivos do mundo: Copa do Mundo de Futebol, em 2014; e Jogos Olímpicos, em 2016.

Essa paixão nacional desperta o interesse de grandes empresas que buscam vincular sua marca ao esporte por meio de patrocínios milionários com times e atletas, ou mesmo por meio de publicidade. Ações como esta contribuem tanto para uma exposição da marca nos meios de comunicação, como para a construção de uma imagem corporativa atrelada a valores de responsabilidade social.

Podemos ver um exemplo desse investimento em propagandas como esta, que utiliza elementos para tocar a emoção de torcedores dos quatro grandes clube paulistas de forma criativa, registrando o nome de sua marca ao final.

Embora o futebol seja o principal foco do marketing esportivo no país e a maior fonte de renda, outros esportes como vôlei e basquete vêm se destacando no cenário nacional e atraindo maiores investimentos.

Vitor Scarpelli

Diretoria de Projetos

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