Uma marca com mais de 30 milhões de sócios

Recentemente, um dos cases de Comunicação que obtiveram sucesso no Brasil é o da marca Sport Club Corinthians Paulista. Ao longo dos últimos anos pudemos observar uma notória mudança na postura publicitária do clube paulistano.

Em um país do tamanho do Brasil, onde o futebol é paixão nacional, um time com a segunda maior torcida do país é, sem dúvida, uma potencial marca para ser trabalhada. Historicamente, a “Fiel Torcida”, como é chamada, sempre foi conhecida por ser popular e protagonizou momentos marcantes como a “Democracia Corintiana” e a “Invasão do Maracanã”, em 1976.

Na última década, o clube passou por momentos difíceis, sofrendo com o rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro e com uma dívida de milhões nos cofres. Junto com o retorno à elite do futebol brasileiro, no final de 2008, o Corinthians passou por uma reestruturação nos departamentos de comunicação e marketing, além de outros setores.

O clube começou a executar inúmeras ações para fidelizar seu público, não apenas como torcedores, mas também como clientes. Fora de campo lançou diversos produtos que podem ser personalizados pelo próprio consumidor, criou promoções e concursos culturais, inaugurou o próprio canal de TV do clube e elaborou muitas outras estratégias para aproximar seu público.

Fora isso, criou o programa “Fiel Torcedor” para fidelizar os torcedores que comparecem aos jogos no estádio e aumentou expressivamente sua presença nas mídias sociais, principalmente no Facebook. Como resultado de todas estas ações, o clube elevou ainda mais sua média de público nos jogos e suas cotas de patrocínio e televisão.

 

Toda essa gestão da marca Corinthians vem aumentando cada vez mais sua visibilidade no cenário brasileiro e internacional, se tornando um modelo para os demais clubes. Estes fatores contribuíram para enriquecer o valor agregado da marca fora de campo e alavancou conquistas também no esporte.

Vitor Scarpelli

Diretoria de Projetos

Fontes

Fiel Torcedor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s