Publicidade natalina

Em clima natalino não haveria melhor tema para ser citado como este de natal, principalmente em termos de marketing, publicidade e comunicação. Praticamente todas as empresas utilizam desta data de harmonia e muitas compras para fazer campanhas publicitárias criativas ou simplesmente os clichês de natal: a neve, o bom velhinho vestido com suas roupas de inverno, a família reunida comendo o peru e a linda árvore decorada sempre foram marcantes nas propagandas, mas será que são os itens que surtem mais efeito nas campanhas? No Brasil quase não há neve, não faz frio nessa época e, sinceramente, as decorações nas casas e cidades estão cada vez mais raras.

Com uma visão mais realista do que é o Natal para os brasileiros, o Shopping Center Norte (São Paulo) criou uma propaganda com uma sátira das brincadeiras de amigo secreto, que são tão comuns nesse período do ano. Saindo do senso comum das propagandas dos sentimentos gerados pela época e da imagem do Papai Noel, ela consegue atingir os clientes, pois todos se identificam com a situação do vídeo:

Ousando um pouco mais e fugindo totalmente do senso comum, a agência Acart utilizou do filme “Atividade Paranormal” para fazer uma propaganda mais assustadora no Natal em 2011, quebrando a ideia da magia e dos presentes debaixo da árvore. O “Paranoël Activity” cria um clima de suspense satirizando o filme, que foi sucesso há alguns anos. Com o intuito de atrair clientes usou a frase “Contratar agência errada pode ser um pesadelo. Felizmente, você está em boas mãos com Acart”. Criativo, porém um pouco apelativo.

A época natalina com certeza é ótima para a publicidade, aproveitando as compras de fim de ano para amigos e parentes. A criatividade é cada vez mais necessária nessa área para se tornar um destaque. O importante é não exagerar e ser apelativo. Tornar a propaganda mais real para o local em questão, como adaptar o clima de verão para as vestimentas do Papai Noel, é uma boa, porém há de se adimitir que dificilmente alguma propaganda irá superar o urso polar das propagandas da Coca-Cola.

Imagem

Stella Sanches

Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s