Um olhar crítico sobre a cultura do compartilhamento

O ano de 2012 foi marcado pelo enorme crescimento do número de dispositivos móveis como smartphones e tablets, além do consequente aumento do acesso à internet a qualquer hora e lugar. Com isso, mais pessoas estão acessando as redes sociais, interagindo e compartilhando suas experiências, memórias e pontos de vista. O infográfico a seguir ilustra essa ‘‘evolução” no ambiente digital, com informações reunidas a partir do relatório sobre mídias sociais:

tempogasto

 

Contudo, essas informações também alteraram o modo como vivenciamos nossas experiências e memórias. Cabendo aqui uma reflexão importante sobre nossa vida e o comportamento que adotamos no ambiente digital: estaríamos valorizando demais a memória e o compartilhamento em detrimento da vivência e da experiência?

Quantas vezes você já parou para “tuitar” ou compartilhar uma foto, nas redes sociais, de momentos importantes e em tempo real, quando deveria aproveitar cada segundo desta experiência? De modo mais claro, não estaríamos deixando de viver para simplesmente mostrar para os outros nossos hábitos, preferências e produtos que consumimos? Não estaríamos priorizando a construção e manutenção de nossa própria imagem e status ao invés de aproveitarmos o momento único que estamos vivendo?

Se você não pudesse registrar ou compartilhar aquela viagem a Paris, o restaurante super caro que frequentou semana passada ou as marcas que consome, ainda assim você vivenciaria as mesmas experiências? O vídeo a seguir traz uma interessante reflexão sobre o assunto:

De fato, a web 2.0, os dispositivos móveis e as redes sociais transformaram nosso modo de ver e viver, além de alterar a maneira como nos relacionamos com as pessoas e o mundo. Porém devemos ter senso crítico para analisar tais mudanças, afinal nem todas as consequências são necessariamente positivas. Talvez estamos deixando a capacidade de vivenciar integralmente nossas experiências e perdendo o poder de contemplação da vida.

Francine Ferreira

Diretoria de Recursos Humanos

Fontes:

Comunicadores

Nielsen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s