Habemus RP?

Sem dúvida alguma o assunto mais comentado do mês de março foi a nomeação do novo papa Francisco I. O mundo parou e certamente presenciamos um momento histórico. Porém, a repercussão que isso gerou no campo da comunicação mundo afora tem sido mais histórico ainda. Nesse momento de transição na maior instituição do mundo, vimos a religião nos holofotes da mídia como há muito tempo não se via.

Imagem

Paralelamente a todo o reboliço que esse processo gerou, percebe-se o desfecho ou até o ápice de uma série de discussões sobre a comunicação social da Igreja Católica, que estão mais fortes desde a criação do Twitter oficial do papa no fim de 2012 e da mídia espontânea gerada com a inédita renúncia de Bento XVI. A partir desse conjunto de fatos, floreceram dúvidas sobre como o Vaticano deve se portar diante da fervente evolução da comunicação.

Em janeiro, o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) do Vaticano publicou uma mensagem de Bento XVI em seu site, valorizando o poder das redes sociais e a importância da presença da Igreja nesse meio, pois é essencial a ela estar em sintonia com os novos tempos, assim como o ambiente digital é visto como novos espaços de evangelização, além do que o diálogo sobre a fé nas redes sociais mostra a relevância da religião no debate social.

Imagem

Com poucas semanas de “mandato”, o papa Francisco I mostrou toda sua humildade e cria esperanças de um Vaticano mais transparente em suas ações, cenário que nos leva a uma reflexão muito complexa sobre a ação de um relações-públicas nesse intermédio: é preciso reestruturar a forma que a Igreja se comunica com seus públicos num trabalho amplo de RP? Ou a Igreja vai bem de RP, ou seja, é a forma que os dogmas da doutrina católica agem que dificultam esse diálogo?

Para responder essa pergunta nos resta apenas esperar para ver qual vai ser o comportamento do Vaticano, mas tudo indica uma abertura lenta e gradual da comunicação dessa gigante instituição, um fenômeno excepcional na história. E você? Sabe responder essa pergunta?

Henrique Della Barba

Diretoria de Comunicação

Fontes:

Folha

Band

PCCS

JMJ Rio 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s