Ação publicitária: faz parte do show

A cada ano que passa, o Brasil está se tornando cenário cada vez mais frequente de grandes festivais de música, como: Rock in Rio, SWU, Lollapalooza, Planeta Terra e Planeta Atlântida. O público desses eventos, por sua vez, tem se tornado maior e mais fidelizado, seja pelas atrações convidadas, pela folia ou pela grandiosidade das ativações dos patrocinadores, que também vem ganhando espaço e importância nesses eventos.

Uma pesquisa realizada, em 2011, pela agência de marketing esportivo e entretenimento do Grupo Havas, “Havas Sports & Entertainment” (HS&E), buscou traçar o perfil dos frequentadores dos festivais de seis países europeus e seus comportamentos em relação aos patrocinadores. De acordo com o estudo, 65% dos entrevistados acreditam que as ativações melhoram suas experiências durante o evento, sendo que 60% destes interagiram com pelo menos duas das marcas e 85% ficaram satisfeitos com as ativações que viram. Durante a realização do projeto, Noemie Claret, gerente de novos negócios e planejamento estratégico para eventos internacionais da HS&E, explicou que o estudo dava uma base sobre o que aconteceria com o Brasil nos anos seguintes.

Exatamente como previu o estudo da HS&B, em março de 2013, o país parou para ver o mega evento que se tornou o festival Lollapalooza e com ele, o sucesso das ferramentas de marketing de seus colaboradores.

A Heineken teve destaque e foi alvo de muitos elogios por sua campanha publicitária. A patrocinadora oficial do Lolla montou uma roda gigante com capacidade para 64 pessoas, e para os corajosos que se aventuraram, foi oferecido um chopp, por barmen holandeses, no padrão oficial da marca.

Imagem

Além da roda, a tenda sustentável, “Rock and Recycle”, também teve seu destaque. Com o objetivo de diminuir o lixo jogado pelo chão do Jockey Clube, o público ao juntar e entregar 10 copos de chopp poderia girar a roleta e concorrer a vários prêmios como camisetas, amplificadores ecológicos e bottons.

ImagemO lounge exclusivo da Heineken contou com a participação de DJs convidados e distribuição de brindes, dentre eles estava uma pulseira que piscou durante um comercial da marca exibido nos telões e, em alguns momentos, passou a piscar no braço do público de acordo com a vibração das músicas dos shows.

Imagem

Os apoiadores e parceiros do Lollapalooza também não ficaram para trás. Netshoes, Chilli Beans, Correiros, Redecard e Adidas promoveram ações publicitárias que surpreenderam e facilitaram a vida de quem foi prestigiar o evento.

Com toda a repercussão, é fácil perceber a tamanha divulgação que os festivais de música proporcionam às marcas, porém a recíproca também é verdadeira já que, cada vez mais, a participação das marcas com suas ativações será fator determinante para o sucesso e adesão a eventos desse porte.

E agora, é esperar para ver o que o Rock in Rio trará de surpresas.

Letícia Baskerville

Diretoria de Relações Comerciais

Fonte:

adNEWS

Exame

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s