LaChapelle: o encontro da fotografia artística com a publicidade

A fotografia publicitária é um importante meio de divulgação de produtos e serviços. Um dos expoentes desta arte é o fotógrafo canadense David LaChapelle, que cria suas obras sem deixar de lado o enfoque mercadológico. Descoberto pelo artista plástico Andy Warhol, LaChapelle começou sua carreira na revista norte-americana, Interview Magazine, e logo ganhou visibilidade fotografando celebridades hollywoodianas. Além disso, teve participação em editoriais nas renomadas revistas, Vogue, Vanity Fair e Rolling Stone, consolidando sua reputação como fotógrafo publicitário.

A composição das obras de LaChapelle é formada por cores fortes, contrastes acentuados e personagens excêntricos, sendo frequentemente comparadas às do artista plástico espanhol, Salvador Dalí. Desta forma, o fotógrafo retrata circunstâncias inusitadas que prendem a atenção e chocam o espectador, despertando a sua curiosidade e interesse. “Seu testemunho de um mundo paralelo e surreal é transmitido em imagens que misturam glamour e comédia, beleza e bizarro” (Centro de Fotografia ESPM, 2013).

Imagem

Campanha publicitária desenvolvida para a Havaianas, 2012.

O diferencial de LaChapelle para com os demais fotógrafos publicitários contemporâneos está na criação da cenografia. O fotógrafo, juntamente à sua equipe, monta os cenários manualmente, criando uma sensação mais teatral à foto. A dramaturgia também está presente na expressão e movimento dos modelos, que parecem encarnar personagens.

O estúdio de LaChapelle, então, tem a proposta de levar o consumidor a um imaginário surreal, proporcionado uma função essencialmente artística à fotografia publicitária. Os recursos estéticos utilizados conferem uma identidade visual única ao produto, que enaltecem o valor da marca, tornando-a mais atrativa para o público alvo.

Imagem

Campanha publicitária desenvolvida para a Schweppes, 2011.

Em colaboração à campanha publicitária da cervejaria mexicana Dos Equis Lager, o fotógrafo criou uma percepção nova e inusitada do produto. De acordo com a fabricante FEMSA, a série de fotos reafirmou a marca como uma definição de estilo, inovação e sofisticação.

A ambientação cenográfica da referida peça publicitária se dá em meio a um oásis repleto de verde, que remete a um paraíso tropical. O casal de personagens dispostos no centro da imagem tem corpos saudáveis fazendo referência à aristocracia pré-americana; estão em pose sensual e parecem estar desfrutando momentos de torpor. Ao fundo, mas ainda assim chamando a atenção, estão expostas duas letras X, fazendo menção ao logotipo da marca Dos Equis.

Imagem

Neste sentido, percebe-se que as artes podem ser usadas como ferramentas de publicidade, de modo a chamar a atenção do consumidor e proporcioná-lo uma visão diferente acerca do produto em questão. A riqueza de cores, a magnitude do cenário e o olhar fotográfico diferenciado estimulam as sensações do público, transformando uma “simples publicidade” em uma grandiosa obra de arte.

Caio Barra de Souza Campos

Trainee de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s