Uma ferramenta digital como solução social

inc1

A inclusão social é um tema que frequentemente está em pauta, seja na mídia ou em conversas rotineiras. Isso se deve à escassez no acesso, por parte de deficientes, aos instrumentos mais básicos do cotidiano. Os deficientes auditivos e de fala,  surdos e mudos, enfrentam dificuldades que poderiam ser facilmente solucionadas caso houvesse um maior interesse por parte da sociedade em se preocupar com o próximo e criar instrumentos facilitadores.

Pensando nisso, brasileiros criaram um aplicativo que traduz textos digitais, em português, imagens e áudio para libras, chamado Hand Talk, o que permite uma comunicação mais eficaz entre surdos e mudos. A Libras é a língua de sinais oficial do Brasil, e é apenas uma das mais de 200 existentes no mundo, mas apesar disso, o avanço no quesito social mostra-se enorme, já que leva a possibilidade de informação imediata para aqueles que não podem simplesmente ouvir o que o jornalista tem a dizer na televisão ou entender o texto do cardápio de um restaurante.

inc2

O avanço não se dá somente no quesito social, mas também quando pensamos em comunicação, já que apesar de não emitirem som algum, surdos e mudos são pessoas que possuem tarefas diárias e tem sua própria morfologia, sintaxe e semântica. Dessa forma, se comunicam entre si e agora também podem se sentir inteirados, incluídos com os acontecimentos sociais e o restante das pessoas. Utilizar aplicativos, que estão em alta hoje entre jovens e adultos, como ferramenta de interação social é trazer uma solução prática aos deficientes auditivos e de fala.

A fim de tornar o aplicativo mais interessante, foi criado, como meio para a comunicação, um intérprete virtual em 3D, que recebeu o nome de Hugo. É por meio desse “bonequinho” que os textos e/ou imagens são traduzidos e repassados para a Libras.

O site para ter mais informações sobre o inovador aplicativo, é http://www.handtalk.me/, que possui todas as informações necessárias e curiosidades sobre o assunto.

O aplicativo é gratuito na App Store, e em breve estará disponível para Android. Além disso, foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo.

É isso aí galera! E você, tem alguma ideia que pode ajudar a tornar o mundo um lugar com mais facilidades a todos? A comunicação está aí para mostrar que tudo é possível com um pouquinho de criatividade e interesse e pode solucionar diversos problemas, é só arregaçar as manguinhas e partiu sucesso!

Isabella Lima

Trainee de Recursos Humanos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s