Mudando o mundo ou se adaptando a ele?

Mais do que publicidade, uma forma de conscientização. Esse é o novo conceito em campanhas publicitárias, que além de divulgarem uma marca ou promoverem um produto, tem como principal objetivo incitar a responsabilidade social, assunto recorrente nos últimos tempos. O novo tipo de campanha geralmente consiste em mostrar um problema da nossa sociedade, seguido por uma solução inovadora e – BUM! – milhares de compartilhamentos nas redes sociais.

O caso de sucesso mais recente que se pode citar é o vídeo “Desperdício de alimentos – prato 20% off”. Idealizada pela “Eco Benefícios”, a ação contra o desperdício de comida, realizada no Dia Mundial da Alimentação, se tornou o mais novo viral da Internet. O intuito da campanha era promover uma reflexão nos consumidores. Como? Veja no vídeo abaixo:

A face curiosa daqueles que utilizariam os pratos se esclarecia logo ao ler a frase que os estampava: “por que 20% dos alimentos são desperdiçados todos os dias?”. E o mesmo sentimento de conscientização que se deu em cada participante da ação naquele dia se espalha junto com o vídeo pelas redes sociais.

Aliado à marca “Eco Benefícios”, que visa ampliar de forma consciente o poder de consumo do usuário, o conceito de responsabilidade social inserido na campanha é a chave de uma incrível ação publicitária. Em tempos onde se discute a necessidade de mudanças no âmbito social, muitas organizações vêm usando esse conceito para passar uma imagem de empresa consciente, que se preocupa com a sociedade na qual está inserida. Mas, como saber o limite da linha tênue entre a real responsabilidade e a autopromoção?

Denise Valente

Trainee de Relações Comerciais

Fontes:
Eco Benefícios
Yahoo! Notícias
Clic Rbs

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