O barato sai caro!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Black Friday, não é?

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A expressão surgiu nos Estados Unidos a partir dos anos 60. Essa sexta feira é a do dia seguinte do feriado de Ações de Graças que ocorre na última quinta-feira de novembro.  A data tem esse nome devido ao caos que se instaura nas ruas como congestionamentos de carros para as compras natalinas. Também o termo já foi adotado para crises financeiras e para referir-se  ao conforto dos varejistas nessa época de muito lucro.

No Brasil, esta data de grandes promoções chegou há cerca de quatro anos e marca o inicio das vendas de Natal. Lojas de vendas online foram as pioneiras do evento junto a muitas outras empresas que se juntaram para oferecer descontos nos produtos.  As pessoas se cadastram no mailing para receber as ofertas e ficam de olho na contagem regressiva para o começo das vendas.

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Apesar desse dia fazer grande sucesso, no Brasil são registradas muitas reclamações sobre a sexta-feira negra – maneira traduzida do inglês. O site Reclame Aqui registrou uma média de oito mil queixas ao longo do evento que dura 24 horas. Com isso foram criados alguns termos de revolta como “Black Fraude” e “Metade do Dobro”.  É aí que entra o trabalho dos relações-públicas para dar um bom atendimento no Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC – e também gerir a crise de imagem dessas empresas devido a insatisfação do cliente.

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Algumas das queixas são que muitas empresas aumentam os preços para depois não abaixarem, outras que colocam descontos pequenos sendo que o espírito da Black Friday são descontos de até 80%. Além de que muitos sites demoraram muito para completar a compra por estarem muito congestionados. Nas redes sociais, houve um bombardeio de reclamações, como “O brasileiro ainda não entendeu o espírito da coisa!”.

Diante disso, muitas crises foram geradas. E para isso, profissionais especializados tiveram que gerir as situações.

A expectativa é que em 2014, a liquidação melhore. Não só o espírito da coisa, mas também a comunicação dessa estratégia de queima de estoque, para que os clientes e as organizações saiam satisfeitos. A Black Friday é uma ótima oportunidade de fidelizar e aproximar clientes de alguma empresa e por isso, deve ser levada a sério, sendo mais do que necessário gerir a comunicação.

Felipe Cezarano

Trainee Jurídico-Financeiro

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