Ela disse ao mundo: Eu sou Malala

No dia 9 de outubro de 2012, um ônibus escolar deixava a escola Khushal, no Vale Swat, noroeste do Paquistão e seguia rumo às casas das 20 meninas que preenchiam todos os bancos daquela Toyota Townace branca. Tudo seguia de maneira corriqueira, era um dia normal, o percurso escolhido pelo motorista era o mesmo, mas a calmaria não durou muito tempo. Enquanto atravessava a cidade, um homem entrou no meio da estrada forçando o motorista a parar. Enquanto ambos discutiam, um jovem entrou no ônibus e perguntou quem ali era Malala, embora ninguém tenha se pronunciado verbalmente, todos os olhos se voltaram para uma menina que se sentava ao fundo com duas amigas. Foi o que bastou para o jovem concluir que era quem procurava. As ações seguintes foram rápidas, ele sacou um revolver e disparou três vezes em direção à garota atingindo-a na cabeça e também ferindo suas duas colegas, no ombro e na mão.

A menina de 14 anos que levou o tiro na cabeça era mesmo Malala e caso ainda não a conheçam, lhes apresentarei, agora, essa garota que hoje é um símbolo internacional de coragem e esperança.

malala 1

Malala Yousafzai se tornou uma figura pública em 2008 por defender, já com 11 anos de idade, o direito das meninas a educação depois que os talibãs tomaram o controle do Swat, proibindo-as de ir a escola. Seu pai é o fundador da escola onde estudava e sempre deu grande apoio ao posicionamento crítico da filha. Motivos esses pelos quais a jovem foi alvo do tal ataque que mais tarde foi assumido como sendo de autoria do próprio talibã.

No dia do atentado, Malala foi rapidamente socorrida e a partir desse momento passou a ganhar os olhos do mundo. A atenção que seu caso obtivera, fez com que ela fosse transferida para um hospital na Inglaterra. Embora seu estado fosse grave, a bala não havia atingido seu cérebro, o que aumentava as chances de sua recuperação.

Após ter ficado mantida por dez dias em coma induzido no hospital Rainha Elizabeth, em Birmingham, Malala despertou sem sequelas, surpreendendo a todos, entretanto ainda permaneceria internada por cerca de mais três meses.

malala2

Nesse momento o nome da jovem paquistanesa já rodava por todo o mundo e para cuidar de sua imagem entrou em cena uma das maiores empresas de relações públicas do mundo, a Edelman, que tem como alguns de seus maiores clientes, empresas como Microsoft, Adidas, Starbucks e Samsung.

Além de dispor de um dos mais conceituados diretores da Edelman, Jamie Lundie, especialista em discursos políticos, Malala ainda conta com uma equipe dirigida por mais quatro estrelas de assessores e consultores. Segundo a própria empresa, seu papel é atuar principalmente como gabinete de imprensa da família, além de gerir todo o interesse público e dos meios de comunicação da campanha de Malala.

O trabalho deu resultados rapidamente, em menos de um ano surgiu a autobiografia “Eu sou Malala”, além do “Malala Fund”, criado para arrecadar recursos para a educação de garotas, e de um documentário que será lançado em 2014 para disputar o Oscar. Ademais, Malala ainda foi indicada e forte candidata ao Prémio Nobel da Paz  em outubro; além de vencer o prêmio europeu de Direitos Humanos. Sua coragem e inteligência, somadas ao excepcional trabalho de relações-públicas por trás de sua figura, transformaram-na em uma ativista conhecida mundialmente.

malala3

O caso de Malala pode ser admirado por diversos aspectos, seja por sua recuperação surpreendente, por sua luta incansável ou até pela megaoperação para promover sua imagem e voz. O fato é, que essa jovem tem muito a dizer e merece ser ouvida, como ela mesma disse em sua auto biografia  “Não quero ser conhecida como a menina que sobreviveu a um ataque talibã, mas a menina que luta pela educação. Quero dedicar minha vida a esta causa”. Ainda ouviremos muito o nome de Malala Yousafzai

Fica aqui como mensagem, o discurso feito por ela na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, no dia do seu aniversário de 16 anos.

Caio de Michel

Trainee de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s