Mandela: eternizado por sua grandiosidade

Nascido em 18 de Julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandeladespede-se do mundo em 5 de Dezembro de 2013. Após sua recuperação relacionada à complicações respiratórias, o ícone faleceu em sua casa situada em Johanesburgo – África do Sul.

lala1

Mandela tornou-se um ídolo para os africanos negros, uma vez que atuou como advogado dos direitos humanos e defendeu as causas destes para tentar acabar com a segregação existente entre a população branca e a população negra,com uma política chamada apartheid, que perdurou entre os anos de1948 a 1994;esta, que havia sido implantada pelos governos do Partido Nacional da África do Sul.

Nesta política, os cidadãos sofreram segregação em grupos raciais e os negros perderam sua cidadania, além de terem seus direitos de saúde, segurança e educação reduzidos, ou seja, eram considerados inferiores quando comparados aos brancos. Vários nomes, entretanto, juntaram-se a eles e atuaram como interceptores na tarefa árdua de eliminar todo e qualquer tipo de diferenciação que existia na África, contudo nenhum outro atingiu esse objetivo além de Nelson Mandela, que ficou preso durante 27 anos enquanto defendia esta causa perante o governo vigente.

A discriminação era tamanha que até os banheiros eram divididos de acordo com a cor de pele das pessoas. Confira na imagem abaixo:

lala2

Graças às suas atuações para acabar de uma vez por todas com esta diferenciação, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1993 e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana. Além disso, a ONU instituiu o Dia Nacional Nelson Mandela – 18 de julho – para representar a luta pela democracia, liberdade e justiça que eram o grande engajamento de Mandela.

Como disse Nandi Mandela no funeral de seu avô: “A melhor lição que nos deixou foi: fazer o bem, e também que dentro de cada um de nós está a capacidade de fazer o que queremos na vida”. Desta maneira, após dedicar 67 anos de sua vida ajudando os desfavorecidos, Nelson Mandela será lembrado por muitos e muitos anos pelos africanos e pelas tantas outras pessoas que foram beneficiadas com seus feitos.

            Após dez dias de homenagens, Mandela foi enterrado em Qunu, ao lado de seus familiares, no dia 15 de dezembro de 2013, entretanto sua imagem perante o povo e o respeito que este tem por ele vão prevalecer em vida, afinal a quantidade de benefícios que foi conquistada com suas atuações é imensa e jamais serão esquecidas.

 O vídeo acima mostra a importância de Nelson Mandela para a população africana e para grandes ícones, uma vez que recebeu diversas homenagens e grandes nomes de todo o mundo estiveram presentes em sua cerimônia fúnebre.

Desta forma, fica evidente que Mandela construiu a imagem de um grande líder conhecido mundialmente por atuar de maneira democrática e justa para com a população.

Gabriela Monteiro

Trainee Jurídico-Financeira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s