Storytelling : Um novo conceito, uma nova geração.

O que é Storytellig? Este conceito pode ser entendido, resumidamente, como a arte de contar histórias. É um meio de dialogar com o público usando a história da empresa ou de um produto. Essa história deve conter elementos que realcem a curiosidade e instigue o público-alvo da campanha, sendo essenciais para o seu sucesso.

Além de ser uma poderosa ferramenta para utilizar o conhecimento, as histórias ativam áreas do cérebro fazendo com que o ouvinte nunca seja passivo, ou seja, ele cria uma relação emocional com o que lê, vê ou escuta, além de tornar tudo mais interessante quando história e propaganda unem-se. Na área de relações públicas e comunicação esse conceito é uma importante forma de compartilhar conhecimento, já que muitas empresas tem dificuldade de fazer os funcionários e públicos entenderem toda sua história, cultura da empresa, valores, princípios e usá-los em seu dia a dia. Se sua empresa tem história pra contar não pense duas vezes em transformá-la em uma Storytelling.

Guardamos informações e as utilizamos mais facilmente quando essas estão inseridas dentro de algum tipo de história.

Muitos dizem que a história do Popeye, o herói marinheiro criado em 1929, foi feita por uma indústria de espinafre. Verdade ou não, o consumo desse alimento aumentou em 30% nos anos após sua criação.

Mais um importante exemplo do uso do Storytelling é um comercial da Coca- Cola que com certeza você já deve ter assistido sem assocossiar ao Storytelling.

A Johnnie Walker, marca de Whisky escocês, não ficou de fora e criou um vídeo institucional contando toda a trajetória da marca, como foi criada, os obstáculos que enfrentou e como chegou ao grande reconhecimento do mercado. É importante destacar a identificação do vídeo com a identidade da marca, como, por exemplo, o personagem narrando a história o tempo todo andando (referindo-se ao slogan “Keep Walking” e passando por ícones que simbolizam momentos importantes para a marca. Confira o vídeo:

De uma forma simples, fácil e divertida seus funcionários podem conhecer mais a sua marca e contar a história dela para outras pessoas. Histórias, quando bem contadas, envolvem as pessoas dentro de um novo universo. Reúna seus funcionários, conte sua história ou faça com que eles mesmos contem, o importante é que consigam traduzir os valores, cultura e princípios da marca de uma maneira marcante e inteligente, para que isso gere bons frutos internos e externos na sua organização!

Isabella Baldin
Consultora de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s