Análise S… What?

Todo RP sabe que o Planejamento Estratégico é essencial para o bom funcionamento de uma organização. Para muitas empresas, o começo do ano é a época para traçar o planejamento do ano todo. Mas, você sabe qual a importância de se realizar uma análise SWOT antes de começar a planejar?

A análise SWOT permite analisar o cenário da organização e as condições do ambiente em volta dela, dividindo os aspectos que influenciam a organização em internos, forças (Strenghts) e fraquezas (Weaknesses), e externos, oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). O intuito é valorizar os pontos fortes, saber reconhecer os pontos fracos para aperfeiçoá-los, visualizar as oportunidades para saber aproveitá-las e identificar as ameaças, para que a organização esteja preparada para enfrentá-las. Por isso, é essencial que a análise seja feita cuidadosamente, para que nenhum detalhe fique para trás e acabe afetando as próximas etapas do planejamento!

denise1

Falhas na análise SWOT podem custar caro à organização, pois se ela não consegue reconhecer seu cenário presente, muito menos conseguirá visualizar em longo prazo e então o planejamento não será efetivo. Uma análise superficial pode até parecer boa no momento: ilustra um cenário otimista, porém irreal, uma vez que esconde os reais problemas, cegando a visão estratégica e prevenção de crises.

É importante saber destacar todos os pontos fracos presentes, pois se algum deles for ignorado, pode atrapalhar no alcance de objetivos futuros. Somente traçando os pontos fracos, sabe-se onde se deve melhorar e é possível, então, criar ações que possam reduzi-los ou até mesmo exterminá-los.

É preciso também identificar todas as ameaças que envolvem a organização, pois são a partir delas que surgem as crises. Por mais inofensivas que pareçam ser, é preciso apontar cada mínima ameaça, só assim é possível prever os problemas e começar a planejar ações que os impeçam de acontecer. A maioria das crises só acontece se não há a prevenção de ameaças, mas podem acontecer mesmo que já prevenidas, por isso é necessário também, além de saber evitá-las, saber como remediá-las. Em situações de crise, não existe tempo para planejamentos de última hora! Evite desesperos!

Saber verificar as oportunidades que permeiam o ambiente também é indispensável para o planejamento. São elas que promovem novos momentos para a organização, mostram os caminhos de mais sucesso e as novas formas de alcançar antigos objetivos.

Por último e não menos importante, conhecer os pontos fortes, pois são eles que sustentam o presente da organização. Conseguir aperfeiçoá-los é uma maneira não só de crescer e garantir estabilidade no futuro, mas também de incentivar a organização como um todo, pois reconhecer os acertos é uma forma de motivação.

denise2

 

Lembre-se então: para saber o que se quer ser no futuro, é preciso conhecer o presente, se situar no cenário atual, para então começar a dar os próximos passos!

       Denise Valente

Diretora de Relações Comerciais

Anúncios

2 respostas em “Análise S… What?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s