Do sonho à realidade, a marca da fantasia

É muito difícil achar, atualmente, alguém que nunca tenha visto algum filme da Disney, ou que nunca tenha visto nada relacionado à marca. Mais difícil ainda, aliás, quase impossível, alguém que não ouça “Mickey” e não se lembre do ratinho simpático da marca. Crianças crescem com o sonho de conhecer ou até mesmo se tornar um personagem das incríveis histórias da Disney. O mais interessante de tudo é a forma como cada detalhe foi, e ainda é, programado para que esses sonhos cheguem o mais perto de se tornarem realidade.

Walter Elias Disney, o cofundador da Walt Disney Company, além de produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador e filantropo, foi também um dos empreendedores mais reconhecidos e bem sucedidos do mundo. Ele não criou apenas uma marca, uma empresa e um conceito, criou um mundo onde os sonhos se tornam realidade.

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Após o falecimento de Walt Disney, em 1966, ao contrário do que muitos acreditavam, a marca não chegou ao fim. Pelo contrário, a empresa só cresceu e o legado de Disney se estende até os dias de hoje, com diversos filmes, produtos e parques temáticos, sendo referência como organização. A Walt Disney Company foi eleita a segunda marca mais respeitada de 2013 e é considerada a 17ª marca mais respeitada do mundo, pela Forbes.  Com o lema “Sempre siga em frente” e frases como “é muito divertido conseguir o impossível” Walt Disney com certeza inovou nas diversas áreas que a companhia abrange e atingiu um merecido reconhecimento.

A Disneyland, primeiro parque temático da franquia Disney foi inaugurado em 17 de Julho de 1955. O custo, originalmente, foi de 17 milhões de dólares, mas logo após a inauguração o parque já havia dado lucros extraordinários.  A Disneyland recebe por ano, atualmente, mais de 14 milhões de visitantes, que gastam em média, um total de três bilhões de dólares. Alguns anos depois, devido ao enorme sucesso do parque, a Walt Disney Company construiu outros quatro grandes parques na Flórida, em Paris, Tókio, Hong Kong e Xangai e tornou-se referência nessa área também.  São, atualmente, os maiores segmentos de negócios da companhia e envolvem diversos resorts e hotéis também, sendo os parques temáticos mais visitados do mundo.

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Com o intuito de “manter sempre a mágica” utilizando de técnicas de marketing de guerrilha, os parques da Disney buscam sempre um diferencial dos demais, dessa forma os criadores de tudo na Disney são chamados de “Imagineers” e são, como sugere o nome, engenheiros supercriativos que elaboraram diversos segredos, curiosidades e surpresas que se escondem por todos os segmentos dos “Disney Parks”, como uma forma única e especial de manter a relação com o público. Por exemplo, existe um gigante escondido no complexo do Magic Kingdom que, embora enorme, quase nunca é visto e faz referência ao gigante da história “Mickey e o Pé de Feijão”.  Existe também uma suíte secreta dentro do castelo da Cinderela, mas não pode ser reservada, está apenas disponível para ganhadores de promoções. Todos os jardins dos parques são milimetricamente cuidados, menos o da atração “Mansão mal assombrada” que cresce e morre naturalmente, com o objetivo de combinar com a paisagem. Na mesma atração há um anel de noivado encravado no chão da mansão fazendo referência à história da noiva enforcada do brinquedo. As personagens do Toy Story que circulavam pelo parque, costumavam cair no chão toda vez que alguém gritava “Andy está vindo!”, isso não é feito mais por questões de segurança. No pavilhão do Reino Unido, no Epcot Center, há um restaurante chamado “Rose and Crown” feito em homenagem às duas palavras mais encontradas em pubs da Inglaterra.

O as surpresas do conglomerado Disney não acabam por aí. Outras curiosidades que passam despercebidas por quase todos os visitantes, diferentemente das outras, são propositais e servem para evitar problemas. Por exemplo, no Walt Disney World, o parque situado em Orlando, existem túneis sob os locais de transição do complexo que permitem que funcionários se desloquem entre as diferentes áreas, o que ajuda os figurantes fantasiados a não transitarem por áreas que não correspondem às suas histórias. Ou também, dentro do parque não são vendidos chicletes, por isso nunca se vê, na Disney, chicletes grudados nos brinquedos ou nas calçadas. Outra forma inteligente de evitar poluição é colocar uma lixeira a cada 30 passos. Há quem diga que o próprio Walt Disney, quando estava realizando o projeto da Disneyland, visitou outros parques e percebeu que as pessoas davam em média 30 passos antes de soltarem lixos no chão. Como outra forma de manter o aconchego dentro do complexo, cada área recebe um cheiro característico que é eliminado por dispositivos chamados “Smellitizers”. No Magic Kingdom, as calçadas são coloridas para que fotos tiradas saíssem com cores mais vivas. A ideia surgiu após uma parceria entre a Disney e a Kodak que estudaram e descobriram que tal efeito é causado devido à luz refletida no concreto colorido.

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Muitas empresas ao redor do mundo se inspiram no “modelo Disney de negócios”, utilizando como referencial sua mágica filosofia de trabalho e aprendendo diversas lições sobre o universo corporativo. O maior ícone de entretenimento do mundo, em sua filosofia, baseia-se no fato de que todos, em qualquer lugar, de qualquer cultura e idade gostam de ser tratados bem, de maneira gentil e atenciosa. Isso, segundo os conceitos básicos de atendimento e conhecimento de público, gera não só admiração, mas lealdade também. No universo dos parques da Disney, todos os visitantes não são tratados como clientes e sim como amigos. A Walt Disney Company até desenvolveu uma empresa com foco especial em soluções de negócios e desenvolvimento profissional, a Disney Institute. Através de uma admirável atenção aos detalhes, criou-se então a famosa boa relação com o público. Existe um famoso ditado entre os colaboradores da Disney: “Se não fizermos algo especial para nossos hóspedes, eles não se lembrarão de nós. E se não se lembram de nós, por que voltarão aqui?”.

Todos os anos, além de muitos visitantes, a Disney também recebe diversos funcionários vindos de vários locais do mundo. Para isso, oferece diversos empregos em diversas áreas de atuação. Os relações-públicas ganham destaque dentro da organização também, já que a Disney valoriza a importância de manter uma boa imagem. Também conhecidos como Cast Members, os funcionários do mundo do Mickey Mouse, passam por um programa altamente qualificado envolvendo o treinamento na “Disney University”, que oferece um número variável de cursos, tais como gestão de marca, serviços ao cliente, liderança, gestão de eventos e estratégias. Aprendem habilidades nas áreas de Relações Públicas e Marketing, principalmente.  Outro cargo importante é o de Representante Cultural nos parques. Cada país possui o seu, por exemplo, o do Brasil tinha como função principal manter uma boa imagem do nosso país dentro da empresa e compartilhar a cultura, histórias e costumes brasileiros.  Há também trabalho de Guest Relations (atendimento ao cliente) no qual o profissional executa responsabilidades como responder dúvidas, indicar direções, lidar com dinheiro, reservar jantares, vender ingressos, resolver problemas e mostrar rapidez com emergências de última hora em diferentes situações, tudo isso sempre mantendo o padrão Disney de excelência no atendimento.  O cargo de VIP Tour Guide, envolvia funções de apresentação e divulgação de produtos e serviços dos parques na imprensa.

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Chega a ser evidente, dentro da Disney, a importância dada ao papel de liderança dentro de uma organização, de tal forma que a empresa não mede esforços para a realização de treinamentos especializados com seus funcionários, de forma inovadora e quase sempre divertida. Os funcionários trabalham de acordo com a estratégia passada pelos líderes. E qual empresa, senão a Disney, entende melhor sobre aspirações da equipe, fazendo uma relação entre metas organizacionais? Há quem diga que essa é a base do sucesso na Disney. Segundo o Conselho Regional de Relações Públicas (CONRERP), Susan Dumond, vice-presidente de Recursos Humanos do grupo Disney, disse que a empresa se volta ao cuidado com os funcionários, entendendo as necessidades de cada um. Oferecem opções de trabalho flexíveis e de alternativas às necessidades familiares e pessoais, como disponibilização de academia de ginástica e quadras esportivas exclusivas aos funcionários. Através disso, é possível garantir que eles tenham uma boa imagem da própria empresa em que trabalham. Contou também, que por meio de uma pesquisa interna, descobriram que 99% dos funcionários sentem orgulho de trabalhar na Disney. Os profissionais de relações-públicas estão, não apenas diretamente, mas também indiretamente, relacionados ao maravilhoso mundo da Disney e na forma como tudo é feito para manter a magia e os sonhos dentro desse universo. Na parte referente à comunicação planejada, podemos destacar o atendimento ao cliente, realizado de forma impecável, respeitando sempre as culturas dos visitantes de diversas partes do mundo. Tudo deve ser planejado de modo a fazer com que tudo flua bem e com qualidade. Até mesmo na hora de gerenciar uma crise e esclarecer aos públicos.  A Disney entende a importância de RPs no desenvolvimento da empresa e na criação de uma marca renomada e bem vista.

A Disney também preza tanto pela boa relação com o público que não mede esforços para atrair cada vez mais pessoas para os parques. Em 2012, a Equipe Disney pensou numa forma inusitada e supercriativa de publicidade. Relacionaram celebridades às histórias mais conhecidas da Disney e criaram fotos misturando realidade e fantasia. O trabalho, que reuniu atores, cantores, escritores e esportistas famosos, foi muito elogiado e atraiu a atenção do mundo publicitário. Além da foto e da superprodução, as propagandas continham frases como um convite aos parques temáticos, sempre relacionadas à história em questão. Celebridades como Taylor Swift, Scarlett Johansson, Alec Baldwin, Gisele Bündchen e Beyoncé participaram, elevando ainda mais a popularidade das propagandas. David Beckham também serviu de modelo e interpretou o príncipe da “Bela Adormecida” e a frase escolhida foi: “Aonde a imaginação salva o dia”, se referindo ao parque. Dá só uma olhada:

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Como uma grande empresa genuinamente americana, sucesso pelo mundo, que lucra muito através da venda de produtos, filmes e ingressos todos os anos, a Walt Dinsey Company também recebe muitas críticas. As técnicas de conquista do público, às vezes são vistas como algo um pouco além do necessário. Alguns chegam a dizer que a empresa faz certa lavagem cerebral para conseguir clientes, principalmente pelo enfoque nas crianças. As críticas estão, quase sempre, relacionadas ao capitalismo, Indústria Cultural e à ideia de que apenas aqueles que “tem muito” podem consumir produtos Disney, excluindo-se assim, automaticamente, aqueles que “tem pouco”.

Analisando a Walt Disney Company de forma geral, não dá para negar a grandeza, inovação, genialidade e o caráter único da empresa. Walt Disney criou um universo em uma época na qual nem metade das facilidades tecnológicas dos dias de hoje existiam. Ele deixou um legado que só vem sendo aprimorado por uma equipe excelente, que trabalha visando sempre o bem estar dos seus funcionários, clientes e todos aqueles que admiram a empresa na sua totalidade. Com fins lucrativos, mas sem deixar a responsabilidade social de lado. De fato, a Disney atinge apenas uma parcela da comunidade mundial, mas isso não diminui suas qualidades como uma das organizações mais bem sucedidas do mundo e que emprega, todos os anos, muitos trabalhadores dos mais variados lugares. O enfoque está no fato de que todos nós temos sonhos e desejamos sempre alcançá-los. E a Disney conseguiu criar essa cultura de que os sonhos podem sim se tornarem realidade, através de uma história de muito sucesso, que tem muito a ensinar ao mundo corporativo e empreendedor.

Aline Martins

Presidente

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