Luzes, Câmera, RP em ação

Quem não se sente tocado pela magia do cinema? Das crianças aos mais antigos, todos se emocionam quando as luzes se apagam e o projetor começa a rodar o filme. O cinema, além de encantar, é capaz de conscientizar e expandir horizontes, fazendo com que os espectadores viagem por países diferentes, períodos históricos e mundos fantásticos.

Os Festivais de Cinema são os eventos responsáveis por mostrar ao mundo as novidades da sétima arte. Acontecem em vários lugares e abrangem os mais diversos estilos: do curta ao longa-metragem, da produção independente à milionária, do cinema mudo às animações. Além disso, os eventos são excelentes oportunidades para que os cineastas explorem sua arte, tanto para outros profissionais, quanto para o público em geral; alguns festivais, inclusive, também premiam os destaques do evento.

Ao longo do tempo, os festivais de cinema ganharam tamanha visibilidade que passaram a ser cobertos pela imprensa do mundo todo. Entre os festivais mais consolidados, de maior amplitude, podemos citar o Sundance Film Festival (Utah, EUA), o Festival de Cannes (Cannes, França), a Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica di Venezia (Veneza, Itália), entre outros.

O exemplo mais recente é o Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, que aconteceu na capital alemã em fevereiro deste ano. O evento teve sua primeira edição em 1951 através de iniciativa do governo norte-americano, que ocupava Berlim Ocidental naquela época; a partir de 1973, passou a ser realizado anualmente, e desde então, tem crescido cada vez mais.

caio1

Atualmente, estima-se que cerca de 20.000 profissionais de diversos países trabalham para a sua realização, além dos 5.000 jornalistas estrangeiros que realizam a cobertura. Na edição de 2013, o evento exibiu 400 obras dos mais diversos gêneros, e vendeu cerca de 300.000 ingressos, tornando o Berlinale o festival com maior público do mundo. Os vencedores são premiados com o Urso de Ouro e o Urso de Prata, que são entregues, respectivamente, para os primeiros e segundos colocados das mais diversas categorias; as estatuetas representam o animal símbolo de Berlim, o urso negro.

Confira o trailer da 64ª edição:

Tamanha é a variedade dos festivais que pode-se dizer que existe um para cada tipo de gosto; alguns dos eventos, inclusive, não são dedicados somente à sétima arte, mas também a outras áreas. O SXSW – South By Southwest ocorre em Austin – EUA desde 1987 e além de festival de cinema, na edição de 2014 também conta com palestras de empresas gigantes – como Google, Facebook, Apple e Coca-Cola – e de personalidades importantes, como Julian Assange do WikiLeaks e Edward Snowden. Fora tudo isso, o SXSW também exibe concertos de bandas famosas.

caio2

Assim, os festivais são eventos que promovem o cinema de forma diversificada, abrindo oportunidades para novos cineastas e tendências da sétima arte. O relações-públicas atua diretamente tanto no planejamento quanto na execução destes, proporcionado uma organização que atenda às necessidades dos cineastas inscritos e do público que os prestigia, se tornando essenciais para que eventos desse porte sejam bem sucedidos.

Caio Barra

Vice-presidente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s