Sua postura é coisa séria

O mundo corporativo hoje cobra muitas coisas, ter um bom currículo e uma postura adequada no trabalho são fatores essenciais.  Um comportamento fora dos padrões pode muitas vezes prejudicar a empresa em que você trabalha e consequentemente, sua continuidade como profissional, e até mesmo em outras empresas que buscam indicações pessoais de seu trabalho.

Parece básico, mas atrasos e faltas constantes, fofocas exageradas e até mesmo a roupa que você usa são fatores de grande importância para seu êxito dentro de uma empresa, mas em algumas situações, não é o básico que prejudica. Muitas vezes brincadeiras de mau gosto acontecem por parte de funcionários, envolvendo a empresa e a marca, o que acaba denegrindo a imagem da organização e do próprio funcionário, a postura inadequada e algumas atividades um tanto quanto desnecessárias podem gerar crises empresariais.

Mas estamos falando de um funcionário prejudicar a empresa por causa de uma brincadeira ou uma atitude fora dos padrões? Parece uma situação pouco corriqueira! Mas ao verificar profundamente podemos perceber que existem mais casos do que as pessoas possam imaginar. A própria mídia veicula constantes notícias desse segmento, onde funcionários prejudicam sua própria imagem e a da organização por atitudes inadequadas.

Casos recentes não faltam para pontuarmos, na primeira semana de março de 2014, foi veiculado um vídeo onde funcionários do Burger King tomavam banho em uma caixa d’água, a atitude foi justificada como uma “limpeza” dos reservatórios, porém a imagem e a atitude fora dos padrões e procedimentos estabelecidos gerou a demissão dos funcionários envolvidos, além de uma pequena crise para a grande rede de fast food americana, com a mídia e a tecnologia atual as informações são passadas em outra dimensão, como o caso do desse vídeo.

1

Mas certamente esses problemas de comportamentos não ficam restritos à rede alimentícia, outra atitude inadequada e que foi considerada de  mau gosto foi realizada por funcionários da Claro TV, após um cliente realizar uma solicitação de redução na mensalidade, dois funcionários da empresa de telefonia mudaram o nome desse mesmo cliente para “Otário Chorão” em sua fatura. A brincadeira  não pegou nada bem e, em nota oficial, a Claro TV informou que “este tipo de conduta não está de acordo com os princípios e valores da empresa, por esse motivo, fizemos o desligamento de dois atendentes e adotamos todas as providências necessárias para solucionar a questão”.

Outras situações desse tipo acontecem com uma frequência bastante regular, como o caso do funcionário que perdeu a razão e partiu para um ato mais agressivo! Isso aconteceu em uma filial do Mc Donald’s em Greenwich Village, nos Estados Unidos, onde um empregado agrediu duas clientes após uma discussão com um taco de golfe, o vídeo foi postado e gerou muitas polêmicas e até a prisão do mesmo. Além dessas situações, outras das mais inadequadas e bizarras também aconteceram: a foto de um funcionário do Burger King pisando em uma caixa de alfaces foi publicada, outro que trabalhava no Taco Bell lambendo os pratos que seriam servidos, além de um funcionário lambendo o Purê da rede alimentícia KFC, todos os conteúdos foram gerados pelas mídias sociais e causaram pequenas crises empresarias para todas as organizações envolvidas, além da demissão dos envolvidos.

2

Certamente que essas atitudes são geradas por grande ausência de bom senso e parecem longe de uma realidade, mas os casos só aumentam e acabam se tornando mais comuns do que se pode imaginar, o que realmente podemos nos atentar é o quanto a postura dentro de uma organização é importante para a imagem que queremos passar, seja a imagem pessoal como funcionário, como a da empresa em que trabalhamos. Portanto se atentar ao comportamento é sempre importante, responsabilidade e atitudes adequadas sempre serão relevantes em uma caminhada de sucesso profissional e boa gestão da imagem.

Felipe Picoli

Consultor em Pesquisa e Desenvolvimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s