O dia e o lugar errado

O misterioso caso do Boeing 777 da Malaysia Airlines já é notícia no mundo todo. Esse fato repercutiu e foi muito falado por vários noticiários, inclusive, de grande influência mundial.

Sobre o voo MH370, duas empresas referências no mundo sofreram com uma crise de imagem. Na última segunda feira (24), uma propaganda da Apple veiculada na versão digital do The New York Times gerou uma repercussão fora do esperado, principalmente no Twitter.

A versão para tablets do jornal americano destacou um anúncio publicitário mostrando um homem usando o iPad Air embaixo da água, com o slogan “Veja a única maneira como as pessoas estão usando o iPad ao redor do mundo”. No entanto, tal propaganda foi veiculada na mesma página em que constava a notícia sobre o caso da Malaysia Airlines.

ve1

O leitor, ao ver a propaganda e depois a matéria que relatava a afirmação do governo malaio sobre o avião ter caído no mar, automaticamente, assimilou as informações; o que causou certo desconforto.

A resposta da Apple foi que, na compra no espaço para o anúncio, a notícia que viria em seguida não estava decidida e que isso foi uma “infeliz coincidência”. O NYT mandou uma nota ao Advertising Age que foi apenas um engano. Após isso, o anúncio foi retirado do ar.

Veja alguns tweets sobre o caso:

ve 2

ve 3

Não é a primeira vez que alguma “gafe” como essa acontece e repercute nas mídias sociais. Porém, todo cuidado é pouco, principalmente quando se trata de um caso de abrangência mundial.

O trabalho do social media, nesse caso, é verificar todo o contexto da notícia, dos anúncios e saber lidar com a mídia em questão. Já o relações-públicas, deve posicionar-se sobre o caso e ter domínio sobre o público-alvo.

Coincidência ou não, engano ou não, o caso de grande repercussão exige cuidados redobrados, pois qualquer notícia pode tornar-se relevante para a discussão. Com certeza o relações-públicas da Apple e do NWT trabalhou bastante depois desse ocorrido!

Fontes:

Exame

Tecmundo

Verônica de Oliveira
Diretoria de Qualidade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s