BRANDING – Os melhores logotipos do séc. XXI

Branding
Você já deve ter ouvido falar sobre branding, não? Caso sim, sabe do que se trata? Se não souber, não fique preocupado, o blog da RPjr vai te contar um pouco mais sobre o que é, e quais são suas implicações e relevâncias.

Para nós, estudantes/profissionais de comunicação o domínio sobre esse conceito se faz essencial, pois o branding está ligado diretamente à imagem corporativa e a representação de uma marca, seja através da imagem institucional ou até mesmo a elaboração de logotipos, slogans e qualquer outro tipo de identidade visual. Ainda não conseguiu compreender? Vamos facilitar as coisas, observe a imagem abaixo…

Logomarca Apple

Você a conhece de algum lugar? Poderia dizer o nome da organização que veio a sua cabeça? Se a resposta for sim, podemos dizer que a Apple apresenta um ótimo exemplo de branding, afinal não foi preciso mais do que uma imagem para resgatar de sua memória uma marca e suas características próprias, que geralmente poderiam ser exemplificadas subjetivamente como: tecnologia de ponta, sofisticação, entre outras.

Foi pensando nisso que o estudante coreano Yuon-Sik Hong, após realizar uma pesquisa, resolveu criar um vídeo com os – considerados por ele – melhores logotipos criados no séc. XXI. A ideia foi unir de forma dinâmica e – obrigatoriamente – visual as marcas que além de conhecidas pela qualidade dos serviços/produtos oferecidos também conseguiram consolidar sua imagem institucional através de sua identidade visual. Ficou curioso? Segue o vídeo:

Quantos dos logotipos apresentados você já conhecia? É engraçado perceber como uma representação gráfica pode nos fazer sentir mais confiante ou não ao adquirir um produto, e como um simples logo pode valorizar um serviço oferecido. Credibilidade e aceitação são evidencias de que o trabalho de branding tem sido bem realizado, e o maior indício de que sua marca tem sido bem representada é saber que ela é considerada uma Top of Mind (aquela que vem primeiro a cabeça do consumidor quando questionado sobre o seguimento).

Logomarcas

Para nós, comunicadores, se torna um grande desafio gerir a comunicação em organizações que apresentam a imagem tão forte e consolidada, pois se torna muito mais difícil contornar uma situação de crise onde tenha aparecido um rato numa garrafa em que o refrigerante é da The Coca-Cola Company, ou então planejar ações buscando justificar a mídia os defeitos encontrados em automóveis da BMW, entre outros como Rede Globo, MCDonalds e outras marcas que ao serem citadas desenham suas logos em nossa cabeça.

Rafael Parigi
Gerente de Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s