Relações Públicas na gestão de mídias sociais

Não é novidade que as mídias sociais têm sido o principal meio de interação entre as pessoas, pelo qual é possível criar, compartilhar e comentar conteúdos de forma prática e muito rápida. Foi a partir destas mídias que a comunicação sofreu mudanças significativas, alterando a forma de relacionamento entre organizações, comunidades e indivíduos. Neste cenário de plataformas altamente interativas, as empresas viram a oportunidade de se aproximar de seu público, divulgando conteúdos com custos de produção e distribuição muito mais baixos, que poderiam atingir de forma rápida e efetiva um grande número de pessoas. Assim, surge a necessidade de um gestor desta comunicação, que seja responsável pela manutenção do relacionamento nas mídias sociais. É aqui que entra o relações-públicas!

E você? Já ouviu falar de Social Media? Esta prática, quando bem aplicada, permite às organizações maior proximidade aos seus consumidores. Ela consiste em produzir conteúdos, compartilhar informações e responder aos comentários e dúvidas dos internautas, proporcionando à audiência boas experiências, uma estratégia que se mostra muito efetiva para estreitar relacionamentos. O profissional que gerir essas plataformas precisa ser ágil e criativo, para que a comunicação acompanhe a rapidez que as mídias sociais demandam.  Hoje em dia, o Social Media está em alta e é utilizado por grandes empresas como Itaú, Santander, Pepsi, Oi e Netflix. Vejamos alguns casos famosos do Social Media:

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Nestes casos, os gestores de mídias souberam lidar de forma divertida, ágil e muito criativa perante as situações. Além de ganhar credibilidade com os clientes, estas empresas ganharam espaço em diversos blogs e sites de notícias, sendo assunto nas redes sociais como Facebook e Twitter. Existem muitos outros casos, como quando a Netflix respondeu seu cliente na linguagem de Startrek ou os comentários inusitados da Rede Record sobre sua nova série Breaking Bad (para os curiosos, o link está disponível abaixo).

Engana-se quem pensa que a Gestão de Mídias é um trabalho simples! Pelo contrário, ela exige muito cuidado e planejamento. É preciso conhecer o cenário em que a organização se insere, para saber atingir os públicos certos e utilizar as plataformas mais eficazes, além da elaboração de campanhas contínuas capazes de cativar o público e a elaboração de um cronograma das publicações para que nada fuja do planejado. É fundamental saber a linguagem a ser utilizada em cada mídia e nortear a criação de arte para a produção de conteúdo específico. A interação com os consumidores também exige bastante atenção, a fim de incentivar a participação dos mesmos e estar preparado para possíveis crises, caso algum fato negativo sobre a organização seja publicado e tenha efeito viral nas redes. Por último e não menos importante, vem o monitoramento e mensuração de resultados, em que o profissional é responsável por coletar todas as menções à marca nas diversas plataformas sociais, interpretando resultados e mensurando o alcance das publicações, para a produção de um relatório.

A Gestão de Mídias Sociais é mais uma das diversas funções que um relações-públicas pode exercer, pois, acima de tudo, o Social Media se trata de planejamento e relacionamento, e isso é o que fazemos de melhor!

Links:

Batalha de rimas Santander x Itau

Tweet da record Breaking Bad

Netflix Atendimento estilo Star Trek

Oi ao estilo Lady Gaga

Coca-cola X Pepsi

Denise Valente 

Diretora de Relações Comerciais

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