Tecnologia aproximando pessoas

O maior e mais conhecido hospital oncológico da América Latina, Hospital de Câncer de Barretos, é localizado no interior de São Paulo. Por ser afastado das grandes capitais, o acesso ao local é restrito e os pacientes levam muito tempo para chegar. A cidade possui um aeroporto relativamente grande, mas não realiza voos comerciais. No ano passado, foi iniciada uma campanha na internet cujo objetivo era mobilizar as companhias aéreas para o caso, conquistando possíveis linhas comerciais até lá, o Voo Contra o Câncer.

No site do projeto, qualquer um poderia reservar uma passagem em um avião virtual, mostrando que estava apoiando a campanha e ajudando a divulgar pela internet, principalmente através das redes sociais. Alguns atores também entraram na causa ajudando na divulgação e fazendo o Voo Contra o Câncer se propagar ainda mais.

Imagem

Os resultados apareceram agora, cerca de um ano depois. Foram reservadas mais de 250.000 passagens, o que sensibilizou as companhias aéreas. A partir desse ano, a companhia aérea Passaredo firmou compromisso com o hospital e prometeu garantir essa melhoria no transporte dos pacientes, que chegavam muito debilitados depois de tantas horas de viagem, o que acabava por prejudicar o tratamento. As crianças resolveram agradecer à todos que colaboraram, confira o vídeo abaixo:

Outro case de sucesso, que teve como maior ferramenta a tecnologia com o objetivo de ajudar e aproximar pessoas é o ursinho Elo. Criado pelo Hospital Amaral Carvalho, localizado em Jaú, o ursinho reproduz as mensagens de áudio enviadas pelo WhatsApp. Cada paciente tem seu número e familiares e amigos podem enviar as mensagens, aproximando-os e tirando as crianças da solidão causada pelo isolamento por conta do tratamento e da baixa imunidade. Foi produzido um vídeo para mostrar à todos a felicidade dos pacientes com essa nova “brincadeira”. Confira:

Esses são exemplos de algumas ações que mostram como a tecnologia não precisa ser rotulada somente como um meio de distanciamento entre as pessoas e, pelo contrário, pode aproxima-las. No primeiro, a internet foi o maior meio de propagação, atingindo milhares de pessoas do mundo todo e fazendo com que o objetivo fosse alcançado. Já no segundo exemplo, sem os celulares e aplicativos não seria possível que, mesmo distante, conseguisse ser interativa através da voz e do próprio ursinho, um amigo muito próximo das crianças.

A comunicação lida com interações entre as pessoas, a tecnologia vem para enriquece-las. Como relações-públicas, atuante e até gestor dos meios de comunicação, é fundamental dentro deste trabalho conseguir aliar projetos como esses. Quando a causa de um se torna a causa de muitos e um bom profissional é capaz de desenvolver isso corretamente, as chances de sucesso são muito grandes. A sensação de missão cumprida depois de ver no rosto a satisfação de cada uma dessas pessoas consegue provar que é possível usar os meios de comunicação para praticar e propagar o bem.

Iolanda Souza

Consultora de Comunicação

Anúncios

Uma resposta em “Tecnologia aproximando pessoas

  1. Enfim mais uma causa nobre! Há trabalhos ótimos neste mundo virtual, sem deixar de dizer o quanto ele aproxima as pessoas!Muito nos ensina e nos coloca novamente de volta ao mundo,cheio de informações. Sem dúvidas esse trabalho dessa maravilhosa menina nos mostra isso. Parabéns Yolanda Souza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s