Solidariedade na Web

Não é de hoje que o termo “ação social” é utilizado. Ele foi introduzido por Max Weber colocando o indivíduo como ser ativo e reativo de suas atitudes perante a sociedade. Em 2001, a ONU afirmou que o Brasil foi o país que mais cresceu em pessoas ligadas a alguma atividade social e, em 2002, em média 42 milhões de pessoas estavam engajadas a um tipo de trabalho voluntário.

Como se pode perceber, o indivíduo preocupa-se com a parte filantrópica e humana da sociedade e vem buscando maneiras de agregar cada vez mais pessoas aos movimentos. Aliás, isto tem sido cada vez mais efetivo com a popularização das redes sociais, principalmente Facebook e Twitter. Elas estão sendo utilizadas em peso para divulgar e chamar os cidadãos para suas ações.

Um caso recente que se espalhou pelo Brasil e ocorreu na cidade de Bauru foi o evento Corte da Alegria, divulgado no Facebook, onde a ideia era a doação de cabelo para crianças com câncer, para uma ONG chamada Cabelegria, que desenvolve perucas para as pacientes. Utilizando “#eutopo”, pessoas em seu perfil postaram fotos da sua participação e assim ajudavam também divulgar a iniciativa.

Imagem

Outro projeto bem sucedido nas redes sociais se chama Novo Jeito, onde o seu foco é praticar ações positivas para a sociedade e trazer um bem estar às pessoas que estão passando por alguma dificuldade. Uma ideia muito efetiva foi que a cada 100 seguidores no Twitter, os envolvidos iriam doar uma cadeira de rodas para alguém que estivesse precisando. Confira abaixo fotos desta ação.

Imagem

Houve também uma grande repercussão no Twitter onde esta ação teve vários retweets causando uma grande mobilização da população na campanha.

Imagem

O trabalho do comunicador do terceiro setor nas mídias sociais tem sido cada vez mais reconhecido e necessário para que, assim, as ações continuem sendo efetivas e que elas possam realmente mudar mais do que a vida das pessoas, mas também o pensamento da sociedade.

 Larissa Ferracine Rodrigues

Consultora de Gestão de Pessoas

Fontes:

Wikipedia

Metodista 

Twitter 

Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s