#Selfie: a mania mundial

Quem nunca tirou uma foto de si mesmo? Pois é, a mais nova mania mundial, é mais antiga do que parece.

De acordo com multilinguístico dicionário Oxford, a primeira aparição que se tem da palavra “Selfie” foi registrada em 2002, como legenda de uma foto publicada em um fórum australiano, que mostrava um momento de descontração após uma noite de bebedeira entre amigos.

O mesmo dicionário, inclui a palavra em sua mais nova versão digital, além de classificá-la como “Palavra do Ano” em novembro de 2013. De acordo com os autores do dicionário, o que levou a essa decisão, foi o crescente aumento de aparições do termo, principalmente no mundo virtual; mais de 17.000% entre os anos de 2012 e 2013.

Essa mania parece que veio para ficar, levando desde famosos, anônimos, chefes de Estado a importantes figuras políticas. Veja algumas das selfies mais comentadas:

carmen1carmen2carmen3carmen4

A palavra tem sua definição no dicionário Oxford como: “uma fotografia que a pessoa tira dela mesma, tipicamente com um smartphone ou webcam, carregada em um site de mídia social”.

Para popularizá-lo ainda mais, o termo ganhou uma adaptação em hashtag, se tornando um hiperlink de fácil acesso, cada vez mais usado. O que abriu ainda mais espaço para as selfies engraçadas e inusitadas!

carmen5

carmen6

E nem mesmo alguns dos maiores momentos históricos escaparam! Confira:

carmen8carmen7

“Mas como nem tudo são flores”… Há quem diga que essa forma de expressão pode estar atrelada a um vício. De acordo com o jornal Extra, divulgado em uma página na Globo.com, a psicóloga Luciana Nunes, mestre em saúde mental e diretora do Instituto Psicoinfo, indica que essa moda pode estar relacionada a uma evolução do comportamento humano no âmbito tecnológico; mas quando há exageros, tem a possibilidade de algumas pessoas desenvolverem um tipo de vício relacionado esses autorretratos.

Bom, o que sabe-se é que tudo que é exagerado, acaba se tornando ruim, então é só ficar ligado, não abusar das selfies e aproveitar essa mania que está envolvendo o mundo todo! Ficam algumas dicas de como tirar uma boa selfie, sair bem na foto, e de quebra passar uma boa imagem, assim como um bom relações-públicas!

Caroline Miranda

Consultora de Qulidade

Anúncios

Uma resposta em “#Selfie: a mania mundial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s