Seus candidatos estão conectados

O ano de 2014 chegou. Vão ter protestos? Vai ter Copa? Isso pode ser questionável, mas o que de fato irá acontecer em 2014 são as eleições presidenciais. O futuro de nossa nação será decidido novamente e todos os brasileiros, com suas respectivas idades, irão votar e exercer o poder da democracia, mas com a revolução na comunicação, o marketing digital se tornou uma poderosa ferramenta nessas eleições.

A página do Facebook “Dilma Bolada”, que ficou famosa por mostrar o cotidiano de nossa Presidente de uma forma inusitada e muitas vezes com toques de humor e artifícios da tecnologia digital, passou por uma situação diferente que foi exposta no dia 19 de maio de 2014, virando umas das principais notícias da mídia. O dono do perfil nas redes sociais, Jeferson Monteiro, estudante de publicidade, escreveu em sua conta particular do Facebook que foi convidado a trabalhar na campanha presidencial do senador Aécio Neves (PSDB).

dilma

O criador da página fez uma postagem surpreendente com o título de “Dilma Bolada: não está à venda!”. Ele afirmou que teria sido procurado por uma agência que trabalharia para o PSDB e seria liderada por Pedro Guadalupe, um colaborador informal da campanha de Aécio Neves.  Famoso por trabalhar na área de marketing político, Guadalupe respondeu que Jeferson gostaria de “mudar de lado” e que estava claramente à venda, e teria utilizado desse discurso apenas para se promover; porém o dono da página rebateu dizendo que teria ido até o fim da negociação apenas para ver “a cara de pau dos tucanos”.

Sem entrar no mérito de quem estava certo ou errado, percebemos claramente que uma página com mais de um milhão de seguidores, como é o caso de “Dilma Bolada”, pode ser um importante triunfo para a campanha de inúmeros candidatos. Essas ferramentas digitais não podem ser ignoradas, usar a espontaneidade e até mesmo o humor podem se tornar diferentes formas de alcançar o maior número de públicos possíveis.

Percebemos então, que o marketing digital se tornou, e vai se tornar ainda mais, um importante artificio dentro da corrida eleitoral, ideia iniciada por Barack Obama em 2008 via Twitter. A utilização das mídias sociais é uma importante forma de se diferenciar perante os outros candidatos. Fique ligado, porque estes estarão nas mídias sociais.

Fontes:

Correio do Estado

G1

Felipe Picoli
Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento

Anúncios

Uma resposta em “Seus candidatos estão conectados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s