Quando a comunicação entra em campo

A seleção brasileira saiu da Copa do Mundo de 2014 com um gostinho amargo de humilhação em sua própria casa. Bom, disso todo mundo já sabe. O que mais chama atenção, principalmente a dos comunicadores, é como a seleção que nos derrotou de forma tão traumática conseguiu sair não odiada e mais: com muitos brasileiros torcendo para eles ganharem a copa. Apesar de ser uma final contra nossos inimigos futebolísticos argentinos, devemos destacar o excelente trabalho de uma equipe de comunicação para explicar tal apoio.

Imagem 1 aline

Todo o sucesso alemão, dentro e fora dos campos, não surgiu de uma hora para outra e nem por acaso. Foi uma união de preparação, planejamento, simpatia, responsabilidade social e qualidade. O time que massacrou os anfitriões da Copa e conquistou o primeiro lugar se preparava há bastante tempo e contou com equipes, técnica e de comunicação, impecáveis. A valorização das categorias de base e a prospecção de novos talentos fortaleceu o futebol germânico e garantiu melhor aproveitamento durante toda competição. E foi justamente devido a fracassos anteriores que a Alemanha criou um Programa de Desenvolvimento de Talentos, no qual descobriu craques como Müller, Schweinsteiger e o goleiro Neuer, chegando a tão almejada conquista do tetra. Mas a maestria alemã foi além dos gramados e deu uma lição também de marketing, fazendo com que marcas ligadas à seleção, como a Mercedes-Benz e a Adidas, ficassem ainda mais em destaque; e de relações públicas, que garantiu uma boa imagem perante os públicos, não só dos jogadores, mas do time como um todo.

A associação entre a seleção da Alemanha e o time brasileiro Flamengo, através da marca Adidas, foi uma jogada de mestre que, propositalmente, conquistou muitos brasileiros, tendo em vista que o Flamengo possui a maior torcida do país. A marca aumentou o número de vendas do segundo uniforme alemão que foi inspirado na camisa rubro-negra do time carioca. Tal associação estratégica resultou em uma familiarização com os alemães, até mesmo no jogo contra o próprio time. O que ocasionou também em maior internacionalização do Flamengo, uma ação de marketing ariscada, porém muito bem sucedida.

A comunicação estratégica utilizada pelos alemães durante a copa é algo para servir de exemplo, assim como a forma de jogar futebol. Todas as ações foram planejadas e contaram com uma facilidade proporcionada pelos jogadores, que aproveitaram cada minuto da estadia no Brasil, não só profissionalmente. Desde publicações nas mídias sociais, até danças com índios, as ações se mostraram muito efetivas aumentando a boa imagem e o favoritismo alemão. A atenção dada aos fãs e abertura para aprender coisas sobre o país foram essenciais e ajudaram a fidelizar a paixão do público ao time. Alguns vídeos foram divulgados, um deles contém a música brasileira “Luz de Tieta” de Caetano Veloso, mostrando os jogadores e comissão técnica durante a passagem alegre dos alemães no Brasil, vale a pena conferir:

O vídeo divulgou ainda mais a seleção, não só pelo país anfitrião, mas pelo mundo todo e foi sucesso instantâneo. Assim como as diversas postagens nas redes sociais da DFB (Federação Alemã de Futebol) e pessoais dos jogadores, principalmente após a derrota do Brasil. A página oficial da seleção divulgou no Twitter uma mensagem de apoio ao pentacampeão, dizendo que sabem como é perder em casa e desejando um futuro melhor ao país. Alguns jogadores também postaram pedidos de orgulho à “amarelinha” e que o Brasil merece o respeito de todos… (continua)

Confira o texto na íntegra no nosso site: http://goo.gl/fgfqGX

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s